Quando indicamos a embolização de miomas? Quando o paciente apresenta sintomas decorrentes dos miomas, como sangramento, dor em baixo ventre, sensação de peso, compressão da bexiga e/ou intestino. (Veja Mais)
A biópsia hepática é realizada com uma agulha apropriada, guiada por ultrassom, o que permite ao radiologista intervencionista colher o material da área em questão de uma forma precisa e com um mínimo de risco. (Veja Mais)
Quando é necessário a realização de uma biópsia renal? Quando existe alguma patologia renal com necessidade de esclarecimento diagnóstico. Pode ser uma patologia envolvendo todo o rim, como nas glomerulopatias, ou apenas uma parte do rim, como um nódulo. (Veja Mais)
Quando indicamos a quimioembolização tumoral? Quando desejamos realizar um tratamento quimioterápico preciso, mais agressivo para o tumor e menos agressivo para o paciente. (Veja Mais)
O que é uma ablação percutânea de tumor? É um tratamento minimamente invasivo, posicionando uma agulha precisamente no interior do tumor, guiado por tomografia computadorizada, sem a necessidade de cirurgia. Oferecendo menos riscos, menos dor e um período de recuperação mais curto. (Veja Mais)

CORPO CLÍNICO

DR. ENIO MARQUES DE CARVALHO

Formação

Diploma de Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal – RN, 2002.

 Residência Médica

Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem na Clínica Serdil / Fundação Saint Pastous – FSP, Porto Alegre – RS, de fevereiro de 2003 a dezembro de 2005.

Estágio de Radiologia no Centro da Mulher do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre – RS, de janeiro a agosto de 2006.

Residência Médica em Radiologia Intervencionista Hepática no Hospital Beaujon, Clichy, França, de novembro de 2006 a outubro de 2007.

Residência Médica em Radiologia Intervencionista Vascular no Hospital Europeu Georges Pompidou, Paris, França, de novembro de 2007 a outubro de 2008.

Residente chefe do serviço de Radiologia Intervencionista Oncológica do Instituto Gustave Roussy, Villejuif, França, de novembro de 2008 a junho de 2010.

Atividade Acadêmica

Professor de Anatomia no Curso de Formação de Técnicos em Radiologia da Fundação Saint Pastous – FSP, Porto Alegre – RS, de fevereiro de 2003 a julho de 2005.

Professor Substituto do Departamento de Medicina Clinica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, na disciplina de Imaginologia, de março de 2011 à dezembro de 2012.